quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

eu e a gastronomia

Gastronomia. Esse termo engloba não só o ato de comer bem, como também a convivência com pessoas queridas, sejam amigos ou familiares, o bate papo despretensioso, o ambiente... Enfim, a gastronomia acaba sempre associada a momento de puro prazer. Que bom!

Isso tem feito com que as pessoas se interessem cada vez mais pelo assunto, não só para entender mais sobre os sabores e os aromas, como também para compreenderem melhor sobre os ingredientes e a magia que envolve a combinação destes, com o intuito de extrair o que eles têm de melhor.

Minha história com a gastronomia vem de longas datas, mas confesso que tenho um grande amigo, Giovanni Scuccato, que foi e continua sendo um incentivador. Ele sempre apreciou bons pratos e novos sabores. Nunca mediu esforços para nos levar, eu e Ivana, minha amada esposa, a um bom restaurante recém descoberto por ele ou escolher os melhores e mais diferentes ingredientes para serem servidos em suas aventuras na cozinha (que, diga-se de passagem, sempre são muito saborosas, apesar de sua autocrítica ferrenha). Ou seja, comecei exatamente como a maioria de vocês que apreciam esta arte: gostando de comer!

Porém, com o tempo, a curiosidade foi me levando a buscar mais e mais informações sobre o assunto, fazer experiências gastronômicas em casa, cursos de culinária e, a cada dia, fui me envolvendo intensamente, até chegar ao momento em que disse pra mim mesmo (e para as pessoas mais próximas): Quero viver disso! Ainda não sei como, quando, onde...

Foi então que meu pai me questionou se eu não gostaria de fazer uma faculdade de gastronomia. Confesso que não passava por minha cabeça enfrentar outra graduação, afinal eu já estava formado há 10 anos em outra área. Fiz o curso e muita coisa aconteceu nesse meio tempo.

A princípio a estrada parecia longa, e foi! Mas agora as coisas começam a acontecer: primeiro fui  convidado, no ano passado, para ser professor numa faculdade de gastronomia (que tem sido, ao mesmo tempo, prazeroso e desafiador) e, agora, a concretização da Casa do Sabor e deste blog, que representam, para mim, novas possibilidades.

E, diante de tudo isso, como não encontrar mais desafios? Não é disso que a gente vive? É hora de enfrentá-los!


Um comentário:

Luis Morais disse...

Marcinho,

Viver é um desafio. Por isso a necessida em agradecer cada conquista, cada realização. Esse agradecimento vem através de novas conquistas, e através delas a confirmação do amor incondicional que estabelecemos com a vida. Grande abraço!!!